Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de abril de 2012

A morte de Rubens de Quadros Ribas, ex-chefe da Polícia Civil


Faleceu hoje (03 de junho de 2011) em Curitiba o delegado de policia aposentado Rubens de Quadros Ribas  o sepultamento será as 16 horas no cemitério Parque Iguaçú. Rubens foi o Delegado Geral (chefe da Policia Civil) no governo José Richa de 1983 a 1985 . A gestão de Ribas como era conhecido foi revolucionária ao lado do Secretario de Segurança Luis Felipe Haj Mussi. Ribas rompeu com as tradições , a cultura e os costumes anacrônicos da área policial. Renovou os quadros de Delegados e de todas as carreiras , foi em sua gestão que os policiais receberam de José Richa a incorporação das gratificações aos salarios e a paridade na aposentadoria. Até então (1983) os Delegados ao aposentar-se tinham seus salarios reduzidos a menos da metade o que fazia com que permanecessem na carreira até a compulsória aos setenta anos ou até a morte. Quando morriam as viúvas recebiam uma pensão de apenas um terço do vencimento em vida.

Era comum ver viúvas de Delegados serem contratadas como serventes em Delegacias , que dizer então das viúvas dos investigadores ? Com Ribas , Mussi e as decisões humanistas de José Richa tudo mudou e a paridade foi conquistada para todos os policiais com a integralidade das pensões . Foi ainda nessa gestão que todos os servidores públicos conquistaram o décimo terceiro salário até então inexistente para a categoria que era discriminada.
Lembro como amigo , colega e então Presidente da Associação dos Delegados, da dura oposição sofrida por Ribas de parte de uma minoria de Delegados viciados, comprometidos com a repressão  e corruptos e que se opunham violentamente as mudanças. Ribas foi ameaçado de morte , teve seu gabinete invadido por policiais armados e dispostos a mata-lo mas com serenidade e determinação inabalável enfrentou a todos e os colocou no ostracismo.
Dizem alguns colegas de muita credibilidade que em termos de modernidade , avanços democráticos e mudança de rumos a Policia Civil divide-se em dois periodos , antes e depois de Richa pai , Mussi e Ribas . Os três agora estão já no andar de cima , juntos enfrentaram preconceitos  e o obscurantismo remanescente dos anos de chumbo.

Foi entretanto com suas virtudes e desassombro que iluminaram os corações e as mentes de toda uma geração que se seguiu e brotou do rompimento com as trevas políticas . Deixaram cedo esta vida terrena, mas muito antes de partir e em breve tempo  alteraram o curso da historia dos direitos humanos no Paraná e o roteiro  do atrazo na administração pública. Foram forças e vozes que silenciaram mas que ainda vão ecoar indefinidamente  no canto de saudade  dos que  tem memória .

Nenhum comentário:

Postar um comentário