Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de março de 2011

Chefe do sistema prisional dorme no presídio em que está Beira-Mar

Diretor do Depen conferiu condições de infra-estrutura e empossou diretor
MP alega falta de segurança e defende transferência de traficante
O diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o promotor paulista Augusto Rossini, passou um dia inteiro e dormiu dentro da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde está detido o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. O objetivo da visita, realizada no último dia 17 e  confirmada pelo Ministério da Justiça ao G1, foi verificar as condições de segurança e de infra-estrutura da unidade, que estão sendo criticadas pelo Ministério Público e pela Justiça Federal do Estado.
 
Fernandinho Beira-Mar está em Mossoró desde o início de fevereiro.
(Foto: Reprodução/TV Globo
)
Rossini queria conhecer pessoalmente as instalações e se reunir com servidores que trabalham junto a Beira-Mar e outros 5 presos por tráfico.
Beira-Mar foi transferido da Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, para Mossoró no dia 6 de fevereiro, como parte do sistema de rodízio a que é submetido.
O Ministério da Justiça não informou se o diretor do Depen dormiu em uma cela ou no alojamento dos funcionários. Segundo o órgão, Rossini aproveitou a visita para dar posse ao novo diretor do presídio, Arcelino Damasceno. A unidade de Mossoró tem capacidade para 208 presos, mas abriga 44.
No último dia 11 de fevereiro, o juiz da 2ª vara Federal do Rio Grande do Norte, Mário Jambo, enviou ao Depen uma decisão sobre a permanência ou não de Beira-Mar na cidade, após a Procuradoria-Geral da República pedir a transferência do traficante. O teor da decisão não foi divulgado.
Quatro procuradores do Rio Grande do Norte assinaram o pedido de transferência, entre eles Clarisier Azevedo, que alega que “não há condições estruturais para manter Beira-Mar aqui”.  “Colegas do Ministério Público fizeram uma visita ao presídio e encontraram rachaduras, infiltrações, goteiras, e outros problemas. O sistema de água potável é precário, a água é emprestada de um presídio estadual. Não há segurança suficiente para manter criminosos de alta periculosidade aqui”, disse Clarisier ao G1.
Segundo a procuradora, o juiz Jambo já havia proibido, reiteradas vezes, a entrada de novos detentos na penitenciária federal de Mossoró. A autorização judicial para a transferência de Beira-Mar foi dada por um juiz substituto.
O Ministério da Justiça diz que “o Depen nega as acusações de falta de condições para receber novos presos e que fará novas solicitações de transferências para lá, se for preciso”. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, “não há goteiras e todos os presos estão em condições adequadas”. Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário